sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Opiniões

As vezes me pergunto se todas as pessoas são dotadas de, pelo menos, um pouco de compreensão. E eu falo de "pelo menos um pouco" porque ninguém é obrigado a compreender e aceitar tudo o que se passa com o outro.

Acredito que todos sejamos dotados da capacidade de aceitação, uns um pouco mais, e outros menos, mas todos somos. Acho que o que ocorre é uma confusão de valores. Inevitavelmente, colocamos nossos filtros em cima das situações alheias, o que nos permite ter diferentes opiniões sobre um mesmo tema.

Enfim, ter diferentes opiniões, sustentar e discutir diferentes pontos de vista é completamente saudável. Porém, não é incomum que este tipo situação venha a se tornar uma briga e que cada parte queira convencer o outro de que está certo, o que gera um desafeto e ambas as partes podem se sentir melindradas...e é ai que pecamos.

Se alguém da abertura para ouvir um ponto de vista diferente, não significa que esta pessoa concorda ou quer ser convencida e sim que ela quer ouvir e ser ouvida, para que esta conversa venha a ser produtiva para ambos.

Mesmo que diferentes ideias e decisões magoem, acredito que, quando bem embasadas, podemos muito bem respeitar as diferentes opiniões e decisões, sem  agressões e mantendo uma boa relação.

Afinal de contas todos somos diferentes e merecemos todos o mesmo respeito.

Ps. Comecei a escrever este texto no começo do ano. Não consegui terminá-lo naquela época. De lá para cá vivenciei com mais clareza o sentimento que tentei descrever, o que tornou tudo mais claro no meu caminho.


2 comentários:

Cthulhu disse...

Respeito não é devido.
Respeito é algo a ser conquistado.

Vide: AIDS BR.

Cthulhu disse...

Respeito não é devido.
Respeito deve ser conquistado.

Vide: AIDS BR.